Manaus, 25 de Abril de 2024

34,7% dos eleitores n?o votam de jeito nenhum no Omar e 33,7% descartam Amazonino

Amazonino Mendes e David Almeida devem disputar o governo do Amazonas no segundo turno das elei?es, indicam pesquisas

Política | 16/07/2018 - 21:30
Foto: Reprodu??o

Quadro sobre rejei??o

 Amazonino Mendes e David Almeida devem disputar governo do Amazonas no segundo turno, indicam pesquisas


Por Warnoldo Maia de Freitas 
 
 
Apesar de muita gente não acreditar nas pesquisas de intenção de voto realizadas no Amazonas, uma delas, feita pela Action, no início de julho deste ano, revela que o senador Omar Aziz (PSD), com 34,7%, e o governador Amazonino Mendes (PDT), com 33,7% das intenções de voto, lideram o ranking de rejeição do eleitorado amazonense.
 
 
 
O trabalho deixa claro que o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, com 34,3% da preferência do eleitorado, deverá enfrentar o deputado estadual David Almeida (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), no segundo turno das eleições gerais deste ano no Estado, porque ele aparece com 19,6% da preferência popular, mas, diferentemente dos outros, soma 21,6% de rejeição no somatório dos três tópicos sobre essa questão.
 
Na primeira opção estimulada, que pergunta “EM QUEM NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM”, o governador Amazonino Mendes lidera o índice de rejeição do eleitorado , com 26,7% dos votos, seguido por Omar Aziz (PSD), com 19,5%, Júnior Brasil, com 10,7% e Marcos Rota, com 9,0%, enquanto David Almeida surge com apenas 5,6% neste tópico e, aparentemente, a julgar pelo que mostram os números do trabalho da Action, é o candidato em melhores condições de conquistar a simpatia do eleitorado. 
 
Levando-se em conta que os INDECISOS ou os que NÃO SABEM EM QUEM VÃO VOTAR representam 57,5% do eleitorado, os candidatos vão ter que se desdobrar para conquistar a simpatia dessa parcela significativa do eleitorado, sabidamente descontente com os políticos e as condutas nada republicadas praticas por uma grande parcela desses profissionais do voto.
 
 
Senado
 
Para o Senado a situação aparece mais indefinida, ainda, porque nada menos que 79,7% do eleitorado ainda está indeciso e não sabe em quem votará. O senador Eduardo Braga (MDB) lidera as intenções de voto com 8,9% da preferência, seguido por Rebeca Garcia (PP), com 5,2%. 
 
Já os brancos e nulos despontam com 4,7 e superam a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB), que aparece com 4,6% das intenções, seguida por Alfredo Nascimento (PR), com 2,9%, Praciano (PT), com 2,3%, Plínio Valério (PSDB),  com 1,9%, Luiz Casgtro (Rede), com 1,8%, e Chico Preto (PMN), com 1,7%. 
 
Confira o quadro 
 
 
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados