Manaus, 24 de Abril de 2024

Blue Birds ? Patrim?nio Cultural e Imaterial do Amazonas

A entrega do t?tulo ocorreu na noite do domingo, 17, no Teatro Amazonas, e foi feita pelo deputado estadual e presidente da Comiss?o de Cultura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), M?rio Bastos (PSD), coautor do projeto

Cultura | 18/06/2018 - 12:00
Foto: Foto - Ronaldo Siqueira

M?rio Bastos e Roberto Gomes, o "Beto"

 
A lendária banda Blue Birds, fundada em 1967 em Manaus, no auge do "iê-iê-iê", denominação do rock'n'roll brasileiro da década de 1960, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.
 
A entrega do título de reconhecimento ocorreu na noite do domingo, 17, no Teatro Amazonas, e foi feita pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Mário Bastos (PSD), coautor do projeto proposto pelo ex-deputado e hoje vice-governador, Bosco Saraiva (PSDB).
 
De acordo com Roberto Sá Gomes, o conhecido “Beto”, que entrou na banda em 1970, “a banda não teria resistido as intempéries do tempo se não contasse com esses músicos incríveis e dedicados que temos até hoje”.
 
“Vale destacar que nos fomos os primeiros a colocar instrumentos de metais no palco”, observa, revelando uma “pontinha de saudade” dos velhos tempos e destacando a “felicidade” de poder ter participado desses 50 anos da Blue Birds e ajudado a “fazer a alegria das pessoas”.
 
Segundo Beto, os fundadores da Blue Bird foram: Lúcio Hernani Siqueira Cavalcanti (empresário e idealizador), João Bosto Siqueira Cavalcanti (ritmista e vocal), José Chain Silva (croner), José Dibo (contrabaixista e arranjador), Antônio Carlos Chauvin (guitarra base), Ananias Dantas Góes (guitarra solo), Irandir Monteiro (baterista) e Vagner Costa (técnico de som).
 
Destaque
 
Após entregar a outorga Mário Bastos lembrou que a Banda Blue Birds se destacou no cenário musical amazonense ao lado de outras como “Os Aristocratas”, “Os Embaixadores” e “The Sunshine”, entre outras, e sobreviveu.
 
“É uma homenagem e um reconhecimento mais que justo. A Banda Blue Birds é inegavelmente um patrimônio cultural do nosso Estado que deve ser preservado”, disse ele.
 
 
 
 

 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados