Manaus, 19 de Abril de 2024

David Almeida lidera, entre 12 nomes, nova pesquisa da iMarketing para prefeito

David se mant?m na frente, agora com 17,2% na pesquisa estimulada, e apresenta 2,9% de rejei??o, um dos menores indicadores entre os 12 nomes sugeridos pelo estudo

Política | 26/06/2019 - 08:05
Foto: Foto - FreitasWMaia - manausolimpica

David mant?m lideran?a com 17,2 % das inten?es de voto

 David se mantém na frente, agora com 17,2% na pesquisa estimulada, e apresenta 2,9% de rejeição, um dos menores indicadores entre os 12 nomes sugeridos pelo estudo 

 
O presidente do diretório estadual do partido Avante, no Amazonas, o ex-deputado David Almeida, segue líder nas pesquisas de intenção de voto da eleição de 2020 para prefeito de Manaus. Em novo cenário no qual o instituto iMarketing incluiu pela primeira vez o senador Eduardo Braga (MDB), David se mantém na frente, agora com 17,2% na pesquisa estimulada e um dos menores indicadores de rejeição (2,9%), entre os 12 nomes sugeridos pelo estudo, realizado entre os dias 19 a 24 de junho, com 1 mil eleitores, nas seis zonas de Manaus.
 
No primeiro de três cenários de segundo turno construídos pelo instituto iMarketing, David Almeida vence a disputa com Braga, com uma diferença de mais de 10 pontos percentuais. Enquanto o senador teria 36,9%, o ex-deputado aparece com 47,1% nesse confronto. No segundo cenário, com 39,5%, Braga perde para o deputado federal José Ricardo, do PT, que teria 43,4% no segundo turno. No terceiro cenário, Braga, com 35,8%, também perde para o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido), que teria 43,2%.
 
Desempenho
 
No gráfico de primeiro turno da pesquisa espontânea, David aparece com 4,5% das intenções de voto. Na estimulada de 1ª opção de voto, ele tem 17,2%. No levantamento de 2ª opção de voto, David teve 11,9%. Com 2,9% de rejeição, a iMarketing aponta um potencial de votos de 29,1%. Já Eduardo Braga é apontado na espontânea por 2,7% das intenções de voto, 15,6% na estimulada de 1ª opção e 9,1% na estimulada de 2ª opção de votos, que dão a ele 24,7% de potencial de votos. No entanto, ele aparece com 31,9% rejeição, a maior entre os postulantes.
 
O deputado federal do PT José Ricardo que caiu uma posição na pesquisa com a inclusão de Eduardo Braga na lista de pré-candidatos. Agora em terceiro lugar, o petista ele aparece com 2,5% das intenções de voto na pesquisa espontânea, 12,6% na estimulada de 1ª opção de voto e 8,3% na estimulada de 2ª opção, o que lhe rendeu 20,9% de potencial de votos. No indicador de rejeição, o José Ricardo aparece com 4,6%.
 
Em quarto lugar nesta pesquisa, o vice-prefeito Marcos Rotta, aparece empatado com José Ricardo na espontânea com 2,5%, na estimulada de 1ª opção de voto ele registrou 11,8%, e na de segunda opção 11%. Rotta aparece na frente do parlamentar petista no indicador de potencial de voto, com 22,8%, mas, tem um volume de rejeição de votos maior, com 5,1%.
 
Sem nomes como a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), o deputado federal Alberto Neto e o deputado estadual Serafim Corrêa, usados na pesquisa anterior da iMarketing, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento aparece nesse novo estudo quinto lugar com 1,3% na espontânea, 6,1% na estimulada e 20,1% de rejeição, a segunda maior do cenário. Ele é seguido do secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, com 1,2% na espontânea, 5,5% na pesquisa estimulada e 1,1% de rejeição.
 
A lista da pesquisa estimulada segue com o vereador Marcelo Serafim (PSB), com 2,5%, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Felipe Souza (), empatado com o vereador Chico Preto (PMN), com 2,1%, o deputado estadual Wilker Barreto (), com 1,6%, o estudante Yann Evanovick (PCdoB), com 1,3% e o empresário Romero Reis (PSL), com 0,4%.
 
Anteriores
 
Desde novembro de 2018, essa foi a 11ª pesquisa em que David Almeida aparece como líder das pesquisas realizadas por diversos institutos. No levantamento anterior, também realizado pela iMarketing, quando 2 mil eleitores foram entrevistados em Manaus, de 7 a 11 de junho, David, voltou a liderar a corrida eleitoral com folga, depois o instituto Pontual ter registrado um empate técnico com José Ricardo, na pesquisa anterior.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados