Manaus, 23 de Abril de 2024

David lidera pesquisa da Pontual, mas causa estranheza retirada de alguns nomes da avalia??o

H? quem diga que a manobra foi realizada para alavancar o nome de Josu?, porque, do contr?rio, todos os outros pr?-candidatos ? Prefeitura de Manaus despontariam na sua frente

Política | 06/06/2019 - 11:05
Foto: Assessoria de Imprensa

David mant?m a lideran?a

 Há quem diga que a manobra foi realizada para alavancar o nome de Josué, porque, do contrário, todos os outros pré-candidatos à Prefeitura de Manaus despontariam na sua frente 


Por Warnoldo Maia de Freitas
 
O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), David Almeida (Avante), segue firme com 19,1% na liderança da corrida pela Prefeitura de Manaus nas eleições de 2020, seguido por José Ricardo (PT), com 18,0% e Josué Neto (PTB), com 6,9% das intenções de voto, segundo avaliação realizada no dia 31 de maio pelo Instituto Pontual de Pesquisas.
 
Realizada para aferir o sentimento do eleitor, a pesquisa causou estranheza em muita gente por não ter apresentado à avaliação popular nomes de políticos como o do vice-prefeito Marcos Rota (sem partido), dos deputados federais Marcelo Ramos (PL, antigo PR), Capitão Alberto Neto (PRB), Delegado Pablo (PSL), do presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão e da ex-superintendente da Suframa, Rebeca Garcia (PP).
 
Há quem diga que "a manobra" foi realizada para alavancar o seu nome, porque, do contrário, todos esses pré-candidatos à Prefeitura de Manaus despontariam na frente de Josué Neto e poriam por terra a estratégia montada por sua equipe para passar à população a falsa imagem de crescimento meteórica da sua popularidade.
 
Algumas pessoas lembram que Josué Neto teve apenas 26.924 votos na eleição passada, quando conseguiu a reeleição para o cargo de deputado estadual e consideram fenomenal esse crescimento repentino do amor da população de Manaus pelo seu nome.
 
Confira os resultados da pesquisa estimulada
 
David Almeida lidera com 19,1% d
 
José Ricardo aparece em segundo com 18,0%
 
Josué Neto desponta com 6,9% 
 
Alfredo Nascimento aparece com 6,7% 
 
Luiz Castro tem 4,1% 
 
Chico Preto aparece com 4,0%.
 
Wilker Barreto alcança 3,7%
 
Alessandra Campelo 3,6%
 
Carlos Almeida aparece com 2,4%
 
Sidney Leite desponta com 1,3%.
 
22,4% dos eleitores optaram por não escolher NENHUM dos candidatos apresentados na pesquisa.
 
7,8% do eleitorado declarou estar INDECISO.
 
RESULTADO 2ª OPÇÃO DE VOTO
 
Os eleitores também foram questionados sobre qual seria a sua 2ª opção de voto e o resultado mostrou que, novamente David Almeida lidera com 13,2%, em segundo lugar, vem José Ricardo com 11,5% das intenções.
 
Josué Neto aparece com 8,1% na preferência do eleitorado, logo depois, Alfredo Nascimento com 7,7%.
 
Chico Preto e Alessandra Campelo alcançam 5,9%, seguidos de Luiz Castro 4,2% e Wilker Barreto 4,0%.
 
Carlos Almeida obteve 3,6% e Sidney Leite 1,2%.
 
Do total do estudo, 26,6% dos entrevistados afirmaram não escolher NENHUM dos candidatos citados como sua (2º) segunda opção de voto e 8,1% afirmaram estar INDECISOS.
 
 
RESULTADO REJEIÇÃO
 
Neste caso, o Instituto Pontual questionou dos eleitores quais candidatos eles NÃO votariam de jeito nenhum, ou seja, quem eles REJEITARIAM.
 
Alfredo Nascimento lidera a lista com 35,9%, em segundo lugar, José Ricardo com 5,8% e David Almeida com 5,6% e Carlos Almeida 5%. Luiz Casto obteve 4,9%.
 
A deputada Alessandra Campelo aparece com 4,6%, Chico Preto com 3,3%, Josué Neto 3,2% e Wilker Barreto 2,3%, e por último, Sidney Leite 0,6%.
 
No total, 21,4% dos entrevistados alegaram REJEITAR todos os candidatos e 7,4% afirmaram NÃO SABER RESPONDER.
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados