Manaus, 23 de Abril de 2024

Fux aponta a?es do TSE para combater 'fake news'

Em seu ?ltimo dia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux enumerou as a?es da corte para combater as fake News

Geral | 14/08/2018 - 18:05
Foto: Geraldo Magela/Ag?ncia Senado

Fux palestra em curso de p?s-gradua??o do Senado Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo


Em seu último dia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux enumerou as ações da corte para combater as fake News

Agência Senado - 14/08/2018 - 16h19
 
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu aula magna na manhã desta terça-feira (14) no curso de pós-graduação lato sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu último dia à frente do TSE, ministro defendeu a ideia de que o exercício da cidadania está diretamente vinculado ao direito à educação e ao voto.
 
Para ele, “na escala imaginária das sacralidades, a educação está abaixo somente da oração”. Fux criticou com veemência a propagação de fake news nas campanhas eleitorais e relatou as ações preventivas do tribunal para evitar sua disseminação. O evento ocorreu no Interlegis. À noite desta terça, o ministro transfere o cargo de presidente do TSE à ministra Rosa Weber, também do Supremo.
 
— Democracia, informação e verdade são direitos do povo. O direito não convive com a mentira. No direito, vivemos com a verdade e a justiça — disse o ministro.

Notícias falaciosas
 
Luiz Fux disse que o combate às fake news pela Justiça Eleitoral está sendo feito em parceria com os meios de comunicação, inclusive com a realização de campanhas educativas sobre as notícias falaciosas, e com marqueteiros e partidos políticos, embora tenha assinalado que três partidos estariam na mira da Justiça por não terem se comprometido a combatê-las. Ele mencionou que os principais jornais abriram espaço para esclarecimento de notícias inverídicas veiculadas pelas mídias digitais.
 
— Candidaturas no Brasil foram derretidas por fake news. A mídia na era da pós-verdade, na era da mentira, a mídia digital massificada e viralizada prejudica milhões de eleitores — avaliou.
 
Ele mencionou o caso da então candidata democrata Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos, que foi associada a uma rede de pizzarias que estaria supostamente vinculada a uma rede de pedofilia. A candidata teria sofrido um prejuízo eleitoral irreparável.
 
De acordo com Fux, a orientação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as fake news é de que não há necessidade de regulamentação do tema. Em caso de dúvida, observou, deve prevalecer o direito à liberdade de expressão. Ele destacou que os ministros do TSE responsáveis pela propaganda eleitoral estarão atentos para que as mídias digitais retirem propaganda enganosa.
 
"Judicialização"
 
Fux defendeu a posição hegemônica do Poder Legislativo em sua iniciativa de criar as leis e disse que o Poder Judiciário deve adotar uma "postura minimalista". Ele disse porém que o Judiciário é obrigado pela Constituição a, quando provocado, dar solução para questões políticas e sociais, porém, sempre no seu papel de guardião da própria Constituição federal. O ministro afirmou que, quando o Parlamento, por "estratégia política", não exerce suas funções, ocorre a chamada "judicialização" de questões.
 
— A democracia exige o fortalecimento do Poder Legislativo, pois os parlamentares eleitos são os verdadeiros representantes do Estado Democrático de Direito. Quem cria as soluções normativas é o Parlamento — afirmou.
 
Cursos do ILB
 
A diretora-geral Ilana Trombka comemorou o recredenciamento recente, pelo Ministério da Educação, dos cursos de pós-graduação do ILB. Ela destacou que o instituto obteve a melhor nota (conceito 4) entre as escolas de governo do país.
 
O diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças, comemorou a parceria com o TSE para realização do curso de pós-graduação e afirmou que a gestão de Eunício de Oliveira na Presidência do Senado se pautou, desde o início, pelo diálogo com outras instituições.
 
O ministro Tarcísio Vieira, do TSE, chamou de “auspiciosa” a criação do curso de pós-graduação voltado para o direito eleitoral que possibilitará aos alunos, disse o ministro, refletirem sobre temas de grande importância para a democracia dos sistemas eleitorais.
 
A senadora Ana Amélia (PP-RS) representou na solenidade o presidente do Senado, Eunício Oliveira. Ela concordou com o ministro do TSE Tarcísio Vieira, que disse que o momento político é de polarização e desestímulo dos jovens, mas propôs ser também um momento oportuno para se fortalecer os valores da democracia e da política e fazer mudanças por meio das eleições e do voto.
 
— Educação é o princípio de tudo. O analfabeto não é só [analfabeto] funcional, mas abre mão da sua cidadania — ponderou.
 
Também compuseram a mesa de abertura a coordenadora de Educação Superior do ILB, Valéria Ribeiro, e o ministro do TSE Carlos Horbach. Participaram da aula magna, por meio do Portal e-Cidadania, 60 internautas.
 
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 

 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados