Manaus, 24 de Abril de 2024

Ju?za recebe Medalha Ruy Ara?jo por zerar processos na vara de entorpecentes

A autora da homenagem, a deputada Alessandra Campelo, l?der do MDB na Aleam, destacou a coragem da ju?za em assumir a titularidade de uma vara de direito t?o temida

Política | 10/08/2018 - 15:50
Foto: Assessoria de Imprensa

Ju?za L?dia Frota recebe medalha Ruy Ara?jo ladeada por David Almeida. ? esq., e Alessandra Campelo

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) entregou em Sessão Especial, na manhã desta sexta-feira (10), a Medalha Ruy Araújo, maior comenda do poder legislativo estadual, à juíza de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Lídia de Abreu Carvalho Frota. A honraria foi proposta pela deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB).
 
A autora da homenagem, líder do MDB no Parlamento Estadual, destacou a coragem da juíza em assumir a titularidade de uma vara de direito tão temida. “Ela fez um brilhante trabalho porque lida com processos de traficantes perigosos, bateu recordes de apreensão de drogas e de resolução de processos, por isso tive muito orgulho de apresentar o seu nome à comissão que avalia e aprova os nomes a serem homenageados com a comenda”, justificou.
 
A juíza se disse honrada e atribuiu a homenagem ao trabalho desempenhado à frente da 1ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (1ª VECUTE) desde 2012. “É uma honra receber esta medalha, visto que é a maior comenda do poder legislativo estadual, creio que é em razão do trabalho que desempenhamos junto à 1ª VECUTE. Em 2012, quando assumi a titularidade da vara, o cenário encontrado foi de muitos processos, visto que é uma das varas de maior fluxo de processos, porque envolve crimes de tráfico. Com muito trabalho, até mesmo além do horário, entrando pela noite fazendo audiências e pela quantidade de drogas apreendidas em trabalhos junto aos delegados, conseguimos praticamente zerar, equilibrar o desempenho da vara, penso que em razão disso, nosso trabalho está sendo reconhecido pela sociedade e pela Assembleia”, afirmou.
 
O juiz de direito e presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas Cássio André Borges dos Santos, falou sobre o aspecto humano da homenageada. “Costumo dizer que esse poder que desempenhamos não é nosso, é da magistratura. E essa compreensão a Lídia tem porque, sobretudo, é uma juíza humilde. Para nós que a conhecemos de perto, é um orgulho imenso. Para magistratura é uma honra essa comenda, pois agracia cada um de nós”, afirmou.
 
Participaram também da cerimônia: Mônica Mendes Perez, presidente de honra do Fundo de Promoção Social, representando o Governador do Amazonas; o desembargador Wellington Jose de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), representando o órgão; José Augusto Pinto Cardoso, vice-presidente da Manauscult representando o prefeito Artur Neto; Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, promotor de justiça, representando  Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), Appio da Silva Tolentino, superintendente da Suframa, Marco Aurélio de Lima Choy, presidente da OAB/ Amazonas; e a desembargadora Liana Pereira Mendonça de Souza, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do Amazonas.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados