Manaus, 25 de Abril de 2024

Pl?nio consegue ajuda para v?timas da enchente em Eirunep?

Ministro do Desenvolvimento Regional promete apoio a senador e delega??o de prefeitos e vereadores

Política | 19/03/2019 - 15:30
Foto: Assessoria de Imprensa

Pl?nio Val?rio


Ministro do Desenvolvimento Regional promete apoio a senador e delegação de prefeitos e vereadores
 
Em audiência com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), o ministro da Integração Regional, Gustavo Canuto, prometeu agilizar um repasse  emergencial de R$ 1,3 milhão para socorrer 4.500 famílias que estão com suas casas debaixo d´agua devido às enchentes que assolam o município de Eirunepé, a 1.200 quilômetros de Manaus. 
 
Plínio acompanhou o prefeito Raylan Barroso de Alencar e vereadores da cidade de Eirunepé e Iranduba durante o encontro com o ministro e pediu agilidade no desenvolvimento de ações e liberação dos recursos.
 
Plínio lembrou que um dos maiores problemas registrados no enfrentamento das catástrofes é a demora para a chegada do socorro que, geralmente, sempre chega atrasado, 
 
“O povo pisa em ouro e dorme ao relento. Já disse da tribuna que o ministro Paulo Guedes não pode nos tratar como trata estados como São Paulo e Rio de Janeiro. As ONGs estrangeiras dominaram nossas riquezas, não podemos explorar nada para gerar renda na Amazônia”, afirmou Plínio Valério. 
 
O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, também manifestou a sua preocupação com relação a chegada do socorro solicitado, e pediu celeridade, porque o enfrentamento dos problemas gerados com a subida dos rios não pode ficar para depois, para o período da seca.
 
“Vivemos uma situação de emergência. Nossa maior dificuldade é a questão da celeridade do envio do socorro. Enfrentamos outro problema sério ano passado com a estiagem, mas só há 20 dias chegaram as cestas básicas prometidas lá atrás. Se o socorro solicitado agora demorar esse tanto de tempo, quando a ajuda chegar as pessoas já estarão mortas”, disse.
 
O ministro Canuto concordou com o senador Plínio Valério, disse que as condições econômicas não são boas, que é preciso ter melhora na economia, mas se não tiver dinheiro para atender a essas situações dramáticas, sua pasta terá que fazer escolhas, nem que seja a paralisação de outras obras.
 
“As regiões Norte e Nordeste precisam de políticas concretas. Não dá para tratar o Brasil de forma igual. Essas regiões vivem outra realidade. Tenham certeza que vamos fazer o possível. Estou pedindo prioridade, ver os detalhes do que falta para que o repasse do recurso chegue o mais rápido possível”, disse o ministro.
 
Além do repasse imediato dos recursos para ajuda humanitária e construção de passagens suspensas de madeira, para que a população tenha acesso às suas moradias, o ministro Canuto também prometeu buscar recursos para a retomada do projeto de construção de 1.194 unidades do “Minha Casa Minha Vida”, para tirar o povo do alagado. O projeto já aprovado foi paralisado em setembro.
 
”A situação orçamentária é muito ruim, mas não desistiremos”,  prometeu Canuto. 
Vereadores de Iranduba acompanharam a comitiva de Eirunepé no encontro e pediram também a retomada dos projetos de construção do Minha Casa Minha Vida.
 

 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados