Manaus, 25 de Abril de 2024

Rob?rio descarta Casa Civil e confessa interesse pela Academia de Letras

Rob?rio garantiu n?o haver a menor possibilidade de assumir qualquer cargo no governo, inclusive porque se prepara para ser professor de Direito Eleitoral na UEA

Política | 12/12/2017 - 15:15
Foto: Reprodu??o

Rob?rio Braga quer ser presidente da Academia Amazonense de Letras

 Elizabeth Menezes

 
Conhecido como o eterno secretário de Cultura do Amazonas, o escritor Robério Braga desmente especulações sobre assumir a Casa Civil, hoje chefiada pelo deputado (licenciado) Sidney Leiteo (Pros). Na manhã desta terça-feira 12, Robério despertou atenção de jornalistas ao comparecer à Assembleia Legislativa, mas ele explicou: ali estava para acompanhar a sessão especial pelos dez anos de fundação da Unati (Universidade da Terceira Idade).
 
Robério garantiu não haver a menor possibilidade de assumir qualquer cargo no governo, inclusive porque se prepara para ser professor de Direito Eleitoral na UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e seu principal objetivo agora é outro.
 
“Estou disputando outra eleição: para a presidente da Academia Amazonense de Letras. A eleição vai ser agora, dia 16 e o mandato é dois anos”, afirmou. 
 
Robério exerceu o cargo de secretário estadual de Cultura durante exatos 20 anos e nove meses (deixou o cargo no dia 2 de outubro deste ano, quando Amazonino assumiu o quarto mandato de governador). A longevidade no cargo não o livrou de críticas, inclusive de deputados estaduais. Agora, ao ser indagado se tem saudades da instituição a que dedicou boa parte da vida, responde: “Não tenho saudades, mas tenho orgulho”. 
 
Centenário
 
Atualmente a Academia  está sob a presidência da professora e filósofa da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Rosa Brito, mas ela não disputará a reeleição, explica Robério. Fundada em 1º de janeiro de 1918, a instituição completa 100 anos no próximo janeiro.
 
Definindo-se como um “devorador” de livros, Robério não sabe dizer quantos livros escreveu, mas acha que “uns 100” e podem ser encontrados na Biblioteca Pública. Insistindo  que não passa de especulação o retorno a um cargo político,  ele garante: desde 1996, sequer é filiado a qualquer partido político.
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados