Manaus, 19 de Abril de 2024

Polsin anuncia Pacto pela Inova??o da Amaz?nia e apoio ?s startups

Grupo de trabalho tem encontro agendado na ter?a, 9, para discutir implanta??o do Pacto

Economia | 04/03/2021 - 18:05
Foto: Assessoria de Imprensa

Algacir Polsin durante participa??o na Amaz?nia Innovation Week

 Grupo de trabalho tem encontro agendado na terça, 9, para discutir implantação do Pacto


O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, anunciou nesta quinta-feira, 04/03, durante o encerramento do  Amazônia Innovation Week, a intenção da autarquia de criar o “Pacto pela Inovação da Amazônia”, bem como o lançamento, na segunda-feira, 8, de uma uma consulta pública sobre uma nova resolução relacionada às aceleradoras (empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups).

De acordo com o superintentende, o Pacto consiste na implementação de um grupo de trabalho público-privado envolvendo todo o ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental (estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) com o objetivo de buscar o melhor aproveitamento das experiências aprendidas ao longo o evento e avanços conjuntos na área de PD&I na região.

Encontro agendado

No encerramento do Amazônia Innovation Week – evento on-line de imersão nas principais atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em andamento na região Sul do Brasil –, Polsin destacou, ainda, o encontro agendado para a terça-feira, 9, com representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), entre outros, para discutir a criação de um grupo de trabalho que atuará nos próximos passos a serem implementados conjuntamente.

Polsin ressaltou, também, a disposição da Suframa de ampliar o esclarecimento da sociedade, mediante a realização de workshops presenciais, virtuais ou híbridos, sobre o Decreto no 10.521/2020, que trata do benefício fiscal concedido às empresas que produzem bens e serviços do setor de tecnologia da informação e de comunicação na Zona Franca de Manaus e que investem em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Estado do Amapá. 

Outra intenção anunciada pelo superintendente da Suframa diz respeito à meta de buscar maior integração entre todos os setores com as Forças Armadas, a academia e a rede de empreendedorismo regional.

Segundo Polsin, a Suframa contribuirá também na captação de novos financiadores para o ecossistema de inovação da Amazônia e no incentivo à elaboração de projetos, os quais permitirão à Autarquia atuar como interlocutora no processo de atração de investimentos para a região.

Outras iniciativas anunciadas no encerramento do evento foram a criação de um banco de projetos e PD&I pela Sudam, a segunda edição do prêmio Mulheres Inovadoras, pelo Finep, e a disponibilização do palacete 5 de setembro para a criação de um ambiente co-working, pelo Governo do Amazonas.

Palestras

O último dia do Amazônia Innovation Week contou, ainda, com apresentações da Kenzie, startup do ecossistema de Curitiba que atua como uma escola de programação, e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

A Kenzie oferece um curso de programação com duração de um ano, tendomo como diferencial o fato de o pagamento das aulas só ser iniciado após o profissional ingressar no mercado de trabalho com um salário mínimo de R$ 3 mil. 

O co-fundador e CEO da empresa, Daniel Kriger, afirmou que a primeira turma teve início em janeiro de 2020, e novas turmas iniciam a cada três meses. 

“Estamos na quinta turma. A primeira, que se formou em janeiro, teve 100% de absorção no mercado e a segunda, que ainda está finalizando as aulas, já tem 70% dos alunos atuando no mercado”, observou.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, apresentou a Agência, criada em 2007, atuando no fomento da atividade econômica e tecnológica, com foco na inovação por meio de parcerias público-privadas. Um dos programas da instituição é o Vale do Pinhão, criado pela prefeitura de Curitiba com o objetivo de fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente.

Foram apresentados, ainda, a Associação do Polo Digital de Manaus e os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, pela presidente da Associação, Vania Thaumaturgo, e pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e empresariais da Suframa, Ana Souza, respectivamente, como forma de intercambiar o conhecimento com os palestrantes do sul do País. Todo o material do evento está disponível para visualização nos canais do YouTube da Suframa e do Polo Digital de Manaus.
 
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados