Manaus, 26 de Abril de 2024

Gede?o pede para governo olhar professores com carinho

Vereador defende a abertura de um canal de di?logo e a busca de um solu??o para o impasse entre o governo e os professores

Política | 17/04/2019 - 14:05
Foto: Reprodu??o

Gede?o Amorim

 Vereador defende a abertura de um canal de diálogo e a busca de um solução para o impasse entre o governo e os professores


Por Warnoldo Maia de Freitas 
 
O vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), ex-secretário estadual de Educação, pediu na manhã da quarta-feira, 17, para o governo Wilson Lima olhar com carinho o movimento de greve dos professores no estado, que entra no seu terceiro dia, e abrir um canal de diálogo com o movimento.
Gedeão lembrou que a manutenção do diálogo se constitui em uma conduta democrática e é fundamental para a busca do entendimento e da efetiva superação dos entraves que estão impedindo a volta à normalidade das atividades escolares.
 
“É evidente que toda pauta de reivindicações é a primeira conduta para a mobilização. Se o governo não pode, não dispõe dos meios para atender na sua plenitude a pauta apresentada, é do seu dever e é democrático que ele abra o diálogo e busque a superação dos pontos de divergência”, disse ele.
 
Durante breve pronunciamento Gedeão destacou, ainda, a caminhada na chuva que os professores realizaram na manhã da segunda-feira, 15, no início do movimento paredista, e aproveitou para ler uma nota que lhe foi encaminhada por um professor (confira abaixo).
 
Pleitos
 
Os professores estão mobilizados pedindo um reajuste de 15% nos seus salários, mas o governo do estado apresentou uma contraproposta oferecendo 3,93%, o que não agradou a categoria, que optou por ir às ruas e entrar em greve para tentar sensibilizar o governo.
 
Diante da mobilização dos professores o governo recorreu à Justiça do Amazonas, que apontou a ilegalidade da greve e estipulou uma multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e ao Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), que defendem o mesmo reajuste.
 
Nota oficial
 
Em nota oficial distribuída à imprensa a Secretaria de Educação reafirma que se mantém aberta ao diálogo com a classe e reforça o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impede a oferta de um percentual que ultrapasse a data-base.
 
"A decisão da Justiça, que atende um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em relação ao indicativo de greve dos sindicatos, tem como objetivo assegurar o funcionamento da rede estadual de ensino e não prejudicar os 420 mil alunos que hoje são atendidos pela rede. Vale ressaltar que Governo do Amazonas, que em janeiro honrou o pagamento 9,38% da data-base de 2016, tem se mantido aberto ao diálogo com os representantes das categorias para apresentar as propostas e possibilidades do Estado em relação às reivindicações dos trabalhadores da educação e já assegurou o pagamento da data-base em percentual de 3,93%, como fez com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e delegados de Polícia Civil.
 
Todas essas categorias receberão em relação a 2019 a reposição salarial, uma vez que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede a oferta de percentuais maiores na data-base. Para os trabalhadores da educação, além do cumprimento da data-base, o Estado apresentou a proposta de pagamento das progressões horizontais por tempo de serviço, garantindo mais 2% de reajuste para 22 mil profissionais da educação. Além disso, propôs o pagamento das progressões verticais por qualificação que podem representar ganhos de 12%, 50% e 55%. As duas propostas foram apresentadas como uma alternativa para garantir ganhos reais aos servidores da educação."
 
Confira o desabafo de uma professora 
 
Somos professores e recebemos palpites e julgamentos de todo mundo.
 
Do ministro da educação, do jornalista, do pai do aluno, das famílias. Aquela piadinha que eu tenho regalias, duas férias por ano, que eu 
ganho bem, que eu não deveria me aposentar...
 
E, a sensação é que estamos sós.
 
Queria mandar um "aguente firme" para os professores de verdade.
 
Pra você que dá aula em duas ou três escolas e almoça no caminho.
 
Pra você que não consegue almoçar e engole um salgado enquanto assina o ponto.
 
Pra você que fica acordado na madrugada baixando vídeo e música pra usar na aula.
 
Pra você que faz as cópias na sua impressora.
 
Pra você que compra o material da aula com grana do bolso.
Pra você que passa do horário pra ajudar no evento.
 
Pra você que passa o final de semana corrigindo.
 
Pra você que leva as atividades na viagem do final de semana.
 
Pra você que leva um lanchinho a mais na excursão, para o aluno que não tem condições.
 
Pra você que compra livros pra turma.
 
Pra você que vai trabalhar doente porque não quer deixar os alunos na mão aquele dia.
 
Pra você que não falta de jeito nenhum...
 
Pra você que vê o aluno se perdendo na quebrada e tenta salvar aquela alma.
 
Pra você que briga com a família até levarem o pequeno no médico.
 
Pra você que deixa seus problemas em casa, porque sabe que na escola tem abuso sexual e físico, fome, violência e doença pra mediar.
 
Pra você que já teve o carro roubado indo pro trabalho.
 
Pra você que já foi agredido fisicamente por alunos e familiares.
 
Pra você que é xingado enquanto dá aula.
 
Pra você que vê mais seus alunos que os seus filhos. 
 
Pra você que mesmo passando por tudo isso, não desiste.
 
"Aguente firme" esse país que não te merece precisa MUITO de você.
 
Se você é professor tem orgulho de ser, reivindique pelos seus direitos.
 
Venha e participe da luta companheiras e companheiros...Repasse !
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados