Manaus, 26 de Abril de 2024

Josu? assume compromisso com curso de Licenciatura Ind?gena da UFAM

Falta de recursos pode afetar a continuidade das aulas que atendem cerca de 350 alunos ind?genas em comunidades do Alto Rio Negro e Baixo Amazonas.

Política | 16/04/2019 - 18:15
Foto: Assessoria de Imprensa

Josu? Neto com representantes do curso da UFAM


Falta de recursos pode afetar a continuidade das aulas que atendem cerca de 350 alunos indígenas em comunidades do Alto Rio Negro e Baixo Amazonas.
 
 
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), assumiu na manhã desta terça-feira, 16, após receber o pedido de apoio do diretor do Curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luiz Fernando de Souza Santos, o compromisso de buscar recursos para o programa.
 
Durante o encontro Josué deixou claro que no que depender da Aleam, “a luta pela continuidade do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)” será um dos objetivos daquela Casa.
 
De acordo com Luiz Santos são necessários pelo menos R$ 2,8 milhões por ano para o custeio do programa, mas as verbas destinadas pelo Governo Federal para o exercício de 2019 ainda não foram liberadas e isso poderá afetar a continuidade das aulas que atendem pelo menos 350 alunos indígenas em comunidades do Alto Rio Negro e Baixo Amazonas.
 
“A Assembleia encaminhará ao Governo Federal o pedido para que os recursos sejam liberados de modo a não prejudicar o andamento das turmas. O Amazonas é um dos estados que mais concentra populações indígenas e tradicionais, é, portanto, nosso dever permitir e dar meios para que a educação de qualidade seja oferecida a esses amazonenses”, afirmou Josué Neto.
 
Dentre as necessidades estão a manutenção de 320 estudantes, divididos em oito turmas, sendo 240 alunos no município de São Gabriel da Cachoeira nas turmas Tukano, Baniwa, Nheengatu, e Yanomamy. E há outros 40 alunos no município de Santa Izabel do Rio Negro. As despesas principais são com logística, material didático, alimentação, hospedagem, e diárias dos instrutores dos cursos.
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados