Manaus, 26 de Abril de 2024

Projeto de Alfredo garante fisioterapeutas

No Amazonas existem 648 equipes do Programa em atua??o, segundo dados do Minist?rio da Sa?de. Cada equipe ? formada por m?dico generalista ou especialista em sa?de da fam?lia, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunit?rios de sa?de.

Política | 14/06/2018 - 06:25
Foto: Assessoria de Imprensa

Alfredo Nascimento

 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 13/6, o projeto de lei 4.523/2016 que torna obrigatória a inserção de fisioterapeuta nas equipes da Estratégia Saúde da Família. O projeto é de autoria do deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM) e foi relatado na comissão pela deputada Conceição Sampaio (PSDB-AM).  
 
“O profissional de fisioterapia não só atua na prevenção de doenças, como cria condições necessárias para que a saúde se desenvolva, exercendo um trabalho de reabilitação do indivíduo, especialmente em pacientes pós-cirúrgicos”, afirma Alfredo na justificativa de seu projeto. 
 
No Amazonas existem 648 equipes do Programa em atuação, segundo dados do Ministério da Saúde. Cada equipe é formada por médico generalista ou especialista em saúde da família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Com o projeto de Alfredo, cada equipe passa a contar com um fisioterapeuta. “Além de gerar emprego, vamos levar Saúde para a população”, completou Alfredo que quando prefeito de Manaus (ano 2000) implantou o maior programa saúde de família do País. 
 
Conceição Sampaio em seu relatório recomendou a aprovação do projeto, dizendo que a atuação fisioterapêutica em domicílio vai além da atenção direta ao paciente, pois o profissional, ao manter contato com a família, orienta os membros desta para os cuidados com o paciente em seu lar.
 
“É considerável o efeito psicológico que a visita do fisioterapeuta surte na vida e no cotidiano dos pacientes impossibilitados de se locomoverem devido a alguma patologia ou lesão, uma vez que, além da reabilitação física, os pacientes desenvolvem a sensação de segurança e confiança”, afirmou a parlamentar.
 
O projeto passará ainda por outras duas comissões para análise: Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados