Iniciativa tem por objetivo refor?ar o respeito ? dist?ncia de 1,5 metro das bicicletas no tr?nsito
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai adotar uma bicicleta estática com um boneco acoplado nos exames de direção veicular para simular a presença de ciclista no trânsito. A medida passa a valer a partir de junho e tem o objetivo de reforçar o respeito da distância de 1,5 metro das bicicletas, conforme exige o Código Brasileiro de Trânsito. A meta é reduzir os índices de acidentes no trânsito que têm ciclistas como vítimas.
A nova medida foi anunciada no sábado, 30 de maio, pelo diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, durante o encerramento da campanha "Maio Amarelo", na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e segue determinação do governador José Melo, conforme explica Leonel Feitoza.
“O governador José Melo determinou ao Detran que nos exames de direção tenha um boneco na bicicleta para que o aluno que for tirar sua habilitação já tenha a consciência de respeitar o espaço de 1,5 metro de distância do ciclista. As autoescolas e os instrutores vão se adequar a essa nova regra junto às pessoas que vão tirar sua habilitação”, destaca.