Manaus, 19 de Abril de 2024

Engenheiro, professor e escritor Fabiano Affonso vai receber Medalha Ruy Araújo

Proposta foi apresentada pelo deputado Angelus Figueira e aprovada pela Assembleia Legislativa

Política | 01/09/2021 - 16:50
Foto: Assessoria de Imprensa

Angelus Figueira e Fabiano Afonso

Proposta foi apresentada pelo deputado Angelus Figueira e aprovada pela Assembleia Legislativa

O deputado Angelus Figueira (DC) agradeceu a aprovação da sua proposta que homenageia o engenheiro agrônomo, professor e escritor Fabiano José Affonso com a Medalha “Ruy Araújo”, nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo Figueira, Fabiano é um dos principais estudiosos da região amazônica e há décadas se dedica a respeito do assunto.

“É a primeira medalha que proponho na minha vida parlamentar. Fabiano é professor, estudioso das causas amazônicas, meu colega engenheiro. Tem uma contribuição muito grande no que tange as questões relativas à Amazônia. A sua última publicação trata dos latifúndios da Amazônia que vem desde as Capitanias Hereditárias, um estudo de fôlego que serve como parâmetros para encaminhamentos diversos no que tange a nossa região”, disse Angelus Figueira.

A Medalha de Ouro Ruy Araújo é a honraria que a Aleam concede àqueles que se destacam nas suas profissões e que prestam relevantes serviços à sociedade amazonense. 

Contribuição
Lançado no ano passado, a obra recente citada pelo deputado, “Latifúndios na Amazônia: das Capitanias Hereditárias às Unidades de Conservação”, é uma obra histórico-documental sobre os efeitos do progresso na região mais icônica do planeta que sempre é alvo do interesse político, econômico e estratégico mundial. 
 
Na produção, o engenheiro descorre um relato histórico bem esclarecedor e conciso dos 520 anos de conquista da Amazônia, do descobrimento do Brasil aos dias atuais, ancorado em uma iconografia vasta e esclarecedora.


Sobre o homenageado

Affonso serviu no interior do Amazonas, nas décadas de 1970/1980, tornando-se especialista não somente em sua área, mas, também, em Política Estratégica e conhecimentos amazônicos. É um profundo conhecedor da realidade de todos os municípios amazonenses.

No Amazonas e, em Manaus, Fabiano Affonso assumiu diversos cargos importantes na esfera federal, estadual e municipal. Atuou tanto no Executivo quanto no Legislativo. 
Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas assumiu vários cargos de 2003 até 2020, onde foi Diretor da Universidade do Legislativo Amazonense, assessorou vários parlamentares e comissões, inclusive a presidência da casa.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados