Manaus, 25 de Abril de 2024

Fabiano Affonso lan?a revista falando da problem?tica amaz?nica

Revista tem o pref?cio do general de Ex?rcito Hamilton Mour?o, vice-presidente da Rep?blica e presidente do Conselho Nacional da Amaz?nia.

Cidade | 08/10/2020 - 07:05
Foto: Reprodu??o

Fabiano Afonso

Revista tem o prefácio do general de Exército Hamilton Mourão, vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia.

 

Conhecedor como poucos da realidade do interior do Amazonas, o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fabiano Affonso,  resolveu reunir em uma revista parte das palestras proferidas por ele,  abordando a questão fundiária da Amazônia e ambiental desde a criação das Capitanias Hereditárias até a implantação das unidades de conservação, nos dias de hoje. 

Inspirado nas estrofes do Hino do Amazonas, que destacam que “hoje o tempo faz claridade e só triunfa a esperança que luta”, Fabiano empenhou-se na missão de montar a revista, que reúne, também, o Prefácio de um ilustre brasileiro o General de Exército Hamilton Mourão e que acumula como Vice Presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia, e vai ser lançada na sexta-feira, 09, a partir das 17 horas, durante as comemorações dos 116 anos da Grande Loja Maçônica do Amazonas GLOMAM.
 

Natural de Fonte Boa/AM, Fabiano AfFonso revela do alto da experiencia dos seus 63 anos, que resolveu deixar suas experiências registradas em uma revista para que elas possam servir de inspiração para outros que, assim, como ele, assumiram o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento sustentado da Amazônia, respeitando os seus povos e os seus costumes e para que no futuro os jovens possam entender parte da história da sua terra.  

"Em minha vida ouvindo o decantar e a cobiça do mundo diante das nossas riquezas, da flora, da fauna, dos minerais e da maior bacia hidrográfica, bem como vendo viver um povo miserável e uma parcela expressiva desse povo faminta, percebi que nós não éramos os donos, de fato da Amazônia, mas sim apenas caseiros, pessimamente remunerados e sempre desrespeitados e humilhados", afirma.

Para reforçar suas palavras Fabiano Affonso cita o Hino do Amazonas que diz, claramente:

"...Amazonas de bravos que doam
Sem orgulho, nem falsa nobreza
Aos que sonham, teu canto de lenda
Aos que lutam, mais vida nn e riqueza!...."
Hoje o tempo se faz claridade,
só triunfa a esperança que luta,
não há mais o mistério e das matas
um rumor de alvorada se escuta.
A palavra em ação se transforma
e a bandeira que nasce do povo
liberdade há de ter seu plano,
os grilhões destruindo de novo.
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados