Manaus, 30 de Abril de 2024

Festival Tupinanquim começa no sábado, 27

Festival vai reunir amantes de quadrinhos e cultura pop no Palacete Provincial.

Cultura | 23/01/2024 - 08:20
Foto: Reprodução
O  Palacete Provincial, que fica na Praça Heliodoro Balbi, no centro de Manaus, vai sediar no sábado, 27, e domingo, 28, o I Festival Tupinanquim, um evento nerde, com entrada franca e atividades gratuitas, aberto das 10 às 19 horas para todos os amantes dos quadrinhos e da cultura pop.

De acordo com o CEO do "1 Minuto Nerd" e coordenador-geral do I Festival TupiNanquim, Átila Simonsen, o evento contará com oficinas de desenho, cartoon, nanquim, construção de foguetes, torneios, jogos de tabuleiro, feirinha criativa.

Com foco no "Dia do Quadrinho Nacional", celebrado dia 30 de janeiro, o Festival vai reunir  artistas visuais de diversos nichos, fã-clubes e jogos on e offline, como os boardgames e  Realidade Aumentada, e oficinas para aqueles que queiram aprender a desenhar ou aprimorar suas técnicas. 

“Vai ser tudo gratuito para o público, dos games com o Pokémon Go a workshop de cartoon que será ministrado pelo artista Romahs Mascarenhas, roteirista da Turma da Mônica”, destaca Átila Simonsen.

Realizado pelo "1 Minuto Nerd" e Geek One, o evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), que "entendem e fomentam" o empreendedorismo dos desenhistas e artesãos participantes do evento.

Programação variada

O I Festival Tupinanquim terá oficinas, mesas-redondas e bate-papo dos mais variados, assim como exposições que irão maravilhar o público que for ao Palacete Provincial. 

Começando no sábado (27), a partir das 10h, haverá o Workshop de Construção de Foguetes usando garrafas pet. Ainda no primeiro dia, acontecem rodadas de jogos de tabuleiro e troca de cartas Pokémon, entre outras atividades.

Para o dia 28, as oficinas de Criação de personagens sci-fi e de capa de Histórias em Quadrinhos serão ministrados por Carol Peace e Leon Sarmento, respectivamente. 

No auditório, a exposição da Empire Diorama leva ao público cenas de filmes clássicos do mundo geek.  Além disso, é possível aprender, na prática, como desenhar nos estilos Cartoon e Nanquim.

A Feira de Economia Criativa ocorrerá em parceria com a Feira das Cores e o Swordplay estará ensinando arquearia e princípios do esporte. 

“Nos bate-papos, falaremos sobre Mitologia e Folclore Nacionais em HQs, o que vem em Star Wars em 2024, além das atividades do projeto Férias divertidas”, finaliza Átila.
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados