Manaus, 26 de Abril de 2024

Professor resgata história das cirandas em programa nas mídias sociais

Cirandeiro raiz apresenta programa de entrevistas contando histórias registradas nos festivais de Manaus

Cultura | 30/09/2021 - 12:00
Foto: Reprodução

Richardson

 Cirandeiro raiz apresenta programa de entrevistas contando histórias registradas nos festivais de Manaus

 

Por Warnoldo Maia de Freitas

 

Quem gosta de Ciranda e cultiva a "singularidade de temperamento" chamada por muitos de saudade dos bons tempos pretéritos como, por exemplo, do grande festival do antigo tabladão da Bola da Suframa, tem agora, todas às quartas-feiras, a partir das 19 horas, a oportunidade de acompanhar através das mídias sociais o programa Biografia Cirandística, relembrar momentos especias e conhecer um pouco mais a história dessa famosa dança popular.

Entrevista com a diretoria da antiga Ciranda do Amor, da Cachoeirinha
 
Apresentado pelo professor, pesquisador e folclorista Richardson Franco, "um cirandeiro raiz das antigas", que dança há mais de 30 anos e conhece como poucos os ginzagos e bailados da Ciranda, o programa de entrevista procura resgatar histórias vividas por muitos cirandeiros veteranos e "mostrar para a garotada que está chegando" como eram as CIRANDAS antes deles e que Ciranda também é uma manifestação cultural do povo brasileiro.

"Essa nossa manifestação cultural, composta por canto e dança de roda, chegou ao Brasil por volta do século XVIII, trazida pelos portugueses e hoje tem presença forte em nossa sociedade", explica Richardson.

Segundo ele, o programa nasceu da necessidade dele contar suas histórias vividas nesses 30 anos, bem como proporcioar a outras pessoas a oportunidade de contar as suas.

"Daí resolvi registrar tudo em um livro com o mesmo nome, que sai no começo de 2022", explica.

Richardson destaca, ainda, que o programa Biografia Cirandística procura, toda semana, contar um pouco da história dos festivais realizados no Amazonas, a partir da visão de folcloristas que participaram ativamente de todos eles e têm muito para contar e ensinar à nova geração de cirandeiros.

"Eu senti a necessidade de escrever um livro para contar e registrar a minha própria história dentro do universo das cirandas. Mas, não fiquei satisfeito só com o livro e resolvi, então, partir para um programa de entrevistas, porque a dinâmica é outra e as possibilidades são infinitas e podemos, todas as semanas, contar um capítulo novo dessa nossa novela, que também é recheada de muitas emoções", explica.

No programa, apresentado no formato de uma grande revista animada, com 2 horas de duração, as pessoas têm a aoportunidade de rever fotos e vídeos da época, bem como todas as novidades do momento.


 

 
 
 
 

 

 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados