Manaus, 18 de Abril de 2024

Silvia Tuma ganha Medalha do Mérito Legislativo

Serafim destaca que Silvia Tuma tem uma vida dedicada inteiramente a fazer justiça.

Política | 15/12/2021 - 20:30
Foto: Assessoria de Imprensa

Serafim Corrêa e Silvia Tuma

A corregedora-geral do MP-AM (Ministério Público Estadual do Amazonas), procuradora Silvia Tuma, foi homenageada com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, em sessão especial realizada na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) na tarde desta quarta-feira, 15. A indicação foi do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

A outorga é concedida a 27 personalidades, de variadas áreas de atuação no estado. A comenda é a maior ofertada pela Casa e tem como objetivo principal homenagear comportamento e atuação de agentes públicos e cidadãos no exercício de suas atividades.

“Sinto-me pessoalmente lisonjeada e agradecida pela honrosa homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, por iniciativa do deputado Serafim Corrêa, que sempre prestigia as pessoas portadoras de comportamento íntegro e atuação pautada pela conduta ilibada no exercício de relevantes funções públicas”, declarou Silvia Tuma.

O deputado Serafim destacou que a procuradora Silvia Tuma tem uma vida dedicada inteiramente a fazer justiça.

“A Dra Silvia Tuma é promotora de carreira, recentemente foi promovida à procuradora de Justiça. Trabalhou em comarcas do interior, depois veio para Manaus, atuando principalmente nas varas de família onde sempre procurou o equilíbrio, a serenidade e o bom senso. Alçada ao topo da carreira como procuradora de Justiça, ela prossegue naquele seu caminho de fazer o melhor, de fazer aquilo que é justo e tomar decisões serenas e equilibradas. Portanto, é justa e merecida a homenagem a Dra Silvia Tuma”, declarou o deputado.

Esposo da homenageada, o desembargador aposentado Lupercino de Sá Nogueira disse que a homenagem para Silvia Tuma é também uma forma de reconhecimento dos relevantes serviços prestados pela Corregedoria-Geral do MP-AM.

“Uma instituição deve sempre preservar a sua independência e autonomia, dada a sua relevante função na estrutura do sistema da Justiça brasileira. A independência e autonomia do MP-AM para o pleno exercício da sua função deve ser sempre preservada e estimulada e admitida pelas autoridades instituídas”, avaliou o magistrado.

Denise Tuma, irmã da procuradora de Justiça, falou do orgulho que a trajetória profissional de Silvia Tuma representa para a família.

“Estamos muito orgulhosos de  vê-la sendo homenageada. Ela veio galgando e ela merece tudo que acontece de bom. Nós todos da família temos muito orgulho dela”, destacou.

O evento foi realizado no auditório Belarmino Lins, na ALE-AM, às 17 horas desta quarta.

Perfil

Silvia Tuma é graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1987. Tornou-se especialista em direito ambiental e processo civil. Seu ingresso no MP-AM foi em julho de 1989.

Nessas quase três décadas como promotora de Justiça, ela começou atuando no município de Itacoatiara (1989), veio para a capital em 1994 como titular da 5ª Vara Criminal. Hoje atua como titular da 32ª Promotoria de Justiça, com atuação junto à 1ª Vara de Família. Foi eleita como 1ª Vice-Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), onde fica até 2019. Silvia foi titular do Conselho Fiscal no Biênio 2013-2015. De 2015-2017, a promotora exerceu o cargo de 2ª Vice-Presidente da AAMP. Em 2018, Tuma foi promovida à Procuradora de Justiça, por merecimento, titular da 4ª Procuradoria de Justiça com atuação junto à 1a Câmara Criminal; Em 2019 foi eleita membro do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas biênio 2019/2021; em 2021 foi eleita Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas, biênio 2019/2021.

Sobre a medalha

A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo foi instituída nos termos da Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002, consubstanciada no Projeto de Resolução Legislativa nº 16, de 1º de agosto de 2002.

A Ordem do Mérito Legislativo é concedida a soberanos chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

A comenda compreende a categoria Grande Mérito, destinada a premiar pessoas vinculadas às áreas cultural, científica, desportiva, empresarial e para homenagear o exemplar comportamento de agentes públicos no exercício de suas respectivas carreiras funcionais.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados