Manaus, 24 de Abril de 2024

Suellen comemora título pedindo apoio para os grupos folclóricos

Sueelen afirma que o governo precisa valorizar os grupos folclóricos e destinar recursos para ações sociais e de capacitação dos jovens

Cultura | 28/09/2021 - 13:45
Foto: Assessoria de Imprensa

Suellen

 Sueelen afirma que o governo precisa valorizar os grupos folclóricos e destinar recursos para ações sociais e de capacitação dos jovens


Por Warnoldo Maia de Freitas

A Cirandeira Gay 2021, Suellen Delamory, eleita no sábado, 25/09, na Noite das Glamurosas, promovida pela Ciranda Sensação, da Raiz, comemorou o seu novo título pedindo mais atenção e apoio das autoridades à promoção e fortalecimento do folclore no Amazonas.

Segundo a representante da Ciranda Águia de Ouro, é muito importante "essa abertura de espaço" promovida pelos grupos folclóricos para que a classe LGBTQIA possa mostrar o seu talento artístico e seu trabalho para o público.

"Aos poucos os tabus estão sendo quebrados e isso é importante porque mostra a evolução, o amadurecimento da nossa sociedade, que deve ser pautado, sempre, pelo respeito às diversidades", disse. "A nossa classe está quebrando muitos tabus e com muito esforço e com muita perseverança o reconhecimento está chegando", ressaltou.

Apoio

Na avaliação de Sueelen, o governo precisa procurar valorizar mais os grupos folclóricos e "dar mais recursos para que os grupos possam criar ações sociais para seus brincantes e componentes do seu grupo, e para as suas comunidades". 

"Muitos grupos folclóricos já fazem um trabalho magnífico, mesmo sem recursos. O governo e a prefeitura poderiam somar esforços e procurar ajudar mais quem trabalha nessa área. Os nossos grupos folclóricos ajudam a tirar os jovens das drogas e desperta o  interesse deles para o folclore, para a cultura", afirmou.

Personagem

Suellen Dllamory é uma personagem criada e vivida pelo artista  Luiz Rodrigues , que ama dançar, brincar e se divertir. Mas, a personagem" é algo muito sério para ele". Tanto é que Suellen já ganhou mais de 10 concursos na cidade.

"O amor dedidaco a tudo o que faço é o responsável pelo sucesso que tenho obtido", explicou. "Sempre faço tudo por prazer. Os concursos Lgbti+ são de grande importância e valia para nossa classe , pois mostramos que a cada dia não somos menos que qualquer outra pessoa , que temos talento, brilho, felicidade, muita porpurina para abrilhantar e engrandecer os concursos da cidade e assim, ganhar respeito. O folclore é, também, um importante instrumento de inclusçaõ", argumentou. 

Folclore

Ao falar sobre a importância do folclore, Suellen ressalta que o folclore amazonense nos últimos anos tem perdido o brilho que tinha, porque, na sua avaliação, está faltando mais seriedade e comprometimento do governo do estado com as atividades culturais de massa.

"As nossas autoridades precisam trabalhar, somar esforços para fazer um festival forte, com todo brilho e glamour como tínhamos antigamente, com a Bola da Suframa lotada com várias danças e comidas típicas, onde toda a população estava presente para curtir com sua família uma boa festa junina e assistir as danças que amam, com segurança", afirmou.

Para destacar a importância da cultura para a formação da cidadania, Suellen disse que o folclore, a exemplo de outras atividades culturais, agrega e fomenta nos adolescentes valores e caráter, emprega e ocupa cabeças que antes eram vazias, bem como afasta os jovens da marginalidade.

"O folclore manauara de fato nos traz alegria, amor, dedicação e muita garra. Não existe uma pessoa que não ame Dançar ou assistir as danças folclóricas de sua cidade. Os grupos folclóricos promovem união e respeito entre todos e geram muita felicidade, tanto para quem brinca quanto para quem tem na atividade folclórica uma ferramenta para a própria sobrevivência", disse.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados